domingo, 19 de junho de 2011

Dinamizar????? Ou queria o dito dizer entreter o povinho?

Nada como um dia de sol...para sair à rua com os do costume e animar a malta com um festival de "sopas e peixes"!!!
A politica do ajuntamento à volta de uma malga está gasta e caduca...Varridos os resíduos no final da festa...o que fica?
Serão o comércio e a restauração beneficiados com a iniciativa, ou volta tudo ao marasmo habitual logo no dia seguinte? Quantos clientes se fidelizam? Que dinâmicas resultam de iniciativas pontuais que, não sendo concertadas nem criadas para gerar dinâmicas consistentes, apenas juntam os do costume e, no momento imediato se esfumam?
Que ganha a cidade com este festival? Animação por quantos dias?
É por aparecer na televisão um vasculho a falar de tradições e animações que se conseguem atrair visitantes e turistas interessados em conhecer e fruir da nossa cultura e da nossa gastronomia?
Ainda não descobriram que a gastronomia vem na sequência de uma oferta de qualidade em termos culturais e de lazer?...Que os turistas procuram ofertas únicas, exclusivas e, não voltam se, as expectativas que lhes forem criadas saírem goradas?
É importante criar eventos para os residentes estamos completamente de acordo. No entanto, o envolvimento de todos em acontecimentos que projectem as nossas mais valias, nos tornem parte do desenvolvimento da cidade e não meros destinatários de...caldeiradas, não seria bem mais proveitoso?
Planear animação de uma zona histórica é mais do que promover iniciativas pontuais...mas, nem vale a pena a pessoa alargar-se muito em considerações quando se trata de falar para pessoas que sabem isso melhor que ninguém...
Uma equipa com sociólogos...ideólogos...tantos idiotólogos e outros pescadores à linha, só pode saber como fazer...só lhes falta o amor e o respeito à terra, mais do que aos mentores espirituais longínquos e desfazados da realidade local.
Os "antolhos" que O Partido obriga a usar, mais a tacanhez natural dos envolvidos, não permitem visão de futuro e a estratégia é apenas de mandato em mandato.
Aguardemos os próximos ajuntamentos...entretanto, vamo-nos preparando para mais um verão que se adivinha fresco...cheio de animação...
O slogan para a esta estação é:
"A tradição é o que nos resta...venha a Moura e durma a SESTA!!!






Se o que aconteceu aqui por Moura tinha como objectivo desviar as atenções dos reais problemas que por cá se vivem, então resultou plenamente. Se tinha como objectivo dinamizar fosse o que fosse então aí coloco algumas reticências...
Porquê só a Comoiprel envolvida neste evento?
Já em tempos se fez uma recriação de feira medieval por cá, com um enorme sucesso, e dessa vez envolveu a Escola Secundária de Moura sem haver necessidade de jogo do pau de fafe ou contratar a peso de ouro empresas de Coimbra para organizar algo aqui.
Porque não estabelecer logo no inicio do ano lectivo, com todas as escolas do concelho, realizar-se por esta altura um fim de semana cultural deste género e colocar isso no calendário anual de actividades?
Porque razão foi ignorada qualquer actividade na Rua da Republica, quando em tempos idos esta rua até era conhecida por rua do comércio?

São já muitas interrogações para um evento que não correu mal, atendendo que no final do festival alguém se lembrou de instaurar a república de uma janela da autarquia, facto este que me deixou com a sensação do deja vu... afinal isto foi igualzinho ao que aconteceu na Vidigueira,  com o evento a pão e laranjas. Originalidade ou vender uma ideia já usada? Fomos comidos com uma repetição.

Se para o ano se incentivar todas as escolas do concelho a dinamizar e organizar um evento deste género recriando qualquer época, de uma coisa vos garanto, vai haver mais gente no centro histórico de Moura, e possivelmente com custos iguais ou inferiores.

5 comentários:

  1. O zé até lhe custava falar, não tinha a ver com paineis fotovoltaicos, até parecia um analfabeto .

    ResponderEliminar
  2. Dor de cotovelo é muito mau...

    ResponderEliminar
  3. Ó kadafe, o que te está atravessado é o sucesso da iniciativa. Confessa lá...

    ResponderEliminar
  4. Nunca aqui foi posto em causa o sucesso da iniciativa. Foi realmente um sucesso de entretenimento, não há dúvidas quanto a isso. Agora sermos brindados com um evento igualzinho ao que ocorreu na Vidigueira, apenas as laranjas foram trocadas com o peixe do rio, cheira-me um pouco a caldinho com a empresa que promoveu o projecto. Depois temos a situação que por cá também fazemos disto, talvez os anónimos não sejam dessa altura, ou nem em Moura estivessem. Mas a recriação da Feira Quinhetista teve um sucesso enorme, e foi apenas organizada pela escola Secundária de Moura, com o apoio da camara (que não era com as actuais cores, talvez por isso a aversão em apostar no que é nosso), depois temos a dita dinamização que se fala. Esta dinamização existiu, houve mais gente nas ruas, e a restauração foi a única área que sentiu essa dinamização. Nas restantes áreas, acredite que venderam muito menos que num sabado normal. Mas isso leva-nos para outra área que irei explanar aqui num post mais detalhado. Fiquem bem, e não se esqueçam de dormir a SESTA.

    ResponderEliminar
  5. Lá está...iniciativas pontuais, determinadas e oferecidas de cima para baixo...assim, para entreter e tapar as bocas que se queixam de que não acontece nada...são, de facto, um sucesso... por um dia!!! Espremido o que deixa? A restauração com UM dia bom! Digamos que, difícil não é contratar uns profissionais da titarada e pôr o povo na rua a bater palmas...Difícil mesmo é fidelizar clientes nos Restaurantes, envolver o comércio...reunir vontades e toda a gente sentir que, contribuiu individualmente, para uma coisa que é de todos!!!O principio da Autarquia providência...tem muito que se lhe diga!!! Foi um sucesso sim...e o que restou?...

    ResponderEliminar

Para evitar abusos estamos a moderar os comentários, é compreensivel e assim ficamos ao nivel dos restantes blogs