quarta-feira, 15 de junho de 2011

Será que temos água a mais? (Actualização)

De facto só uma cabecinha superiormente iluminada poderia referir "estórias" antigas, pitorescas que, fazem parte da memória comum e nos aguçam o gosto pelo ridículo, esta capacidade inteligentemente assumida, de nos rirmos da nossa própria desgraça!
Então, recordando Brito Camacho (e a Praia da Messejana)...
"arranje lá a água, que a areia arranjamos nós..."
Então não há quem noticie a Praia Fluvial de Mangualde sem reparar que esse exemplo nos faz olhar para a nossa realidade e notar que, com todas a condições para termos uma zona dedicada ao lazer e aos desportos náuticos...estamos a ver passar...carroças?
Estou a ver mal ou água já temos? Será que Alqueva e Pedrogão não têm água que chegue para uma praia?
Querem ver que é o sol que é pouco e o clima não ajuda? Será falta de areia?
Ou...quem sabe? Lembrei-me agora...talvez areia a mais dentro de certas cabeças intelectualmente dotadas para o disparate e o armanço cultural?
Se calhar estou a ver mal e a criatura anda a treinar para ser mais um artista itinerante de stand up comedy...Talvez acautelando, garantindo já o futuro, não vá o diabo tecê-las e este concelho seja um dos que, por inoperância ou incapacidade de captar investimentos, venha a ser suprimido e anexado por outro.
Para termos uma praia fluvial...até podíamos pedir a anexação a Mangualde...eles davam a água (coisa que nós temos e é como se não tivéssemos) e nós, viramos o vereador das avenidas de cabeça para baixo...sacudimos com energia e, fornecemos a areia!!!
Só se ouvir "os nossos", só se obedecer às ordens de cima, não desbastar os pêlos por baixo do nariz...enfim, governar um concelho como se governa um quintal...costuma proporcionar funerais muito concorridos!
É precisa uma valente dose de descaramento para se defender que a especificidade deste território exige um concelho, quando tudo se faz, para o reduzir à qualidade de zona deprimida e moribunda.
De facto, tudo se parece com o seu dono...até as opiniões!!! Neste caso, a pretensão à graçóla fofinha, acertou-lhe em cheio no lacinho!
Não sei porquê mas, depois de ter ido ali à janela e de ter visto, mais uma vez, as valas da minha rua...lembrei-me de um grupo do reino animal que tem um comportamento semelhante...
Nome Científico: Suricata suricatta 
Ordem: Carnivora 
Família: Herpestidae 
Notas descritivas: O corpo é esguio, o focinho pontiagudo e possuem manchas negras em torno dos olhos. A pelagem é castanha e apresenta riscas negras na parte terminal do dorso; a extremidade da cauda é negra. Possuem, ainda, longas garras, nas patas dianteiras. 
Comportamento: São diurnas e muito sociáveis. Saem dos abrigos assim que o dia começa a aquecer e procuram alimento na sua proximidade, sob pequenas rochas ou escavando junto de raízes. É, também, frequente serem vistas a apanhar sol junto à entrada das tocas ou erguidas sobre as patas traseiras a farejar o ar. Têm sempre sentinelas que avisam os restantes elementos do grupo da aproximação de um predador terrestre ou aéreo. Vivem em colónias familiares de 10 a 15 indivíduos, geralmente (embora possam atingir as três dezenas de animais). Cada colónia é constituída por duas a três unidades familiares, sendo cada uma, por sua vez, formada por um casal adulto e a respectiva descendência. As suricatas abrigam-se num complexo sistema de túneis subterrâneos. O sistema de túneis é escavado pelas próprias suricatas (com o auxílio das fortes garras das patas dianteiras), mas é muitas vezes partilhado com mangustos-amarelos (Cynictis penicillata) e esquilos-terrestres africanos (Xerus sp.). As suricatas são dominantes e, por vezes, hostis para com estes últimos. Os abrigos subterrâneos das suricatas medem, normalmente, cinco metros de diâmetro, possuem 15 orifícios de entrada e consistem em dois ou três níveis de túneis, que descem até cerca de 1,5 metros de profundidade e se interligam por câmaras com perto de 30 cm de diâmetro; em zonas rochosas, os animais aproveitam os orifícios naturais. Cada colónia pode possuir cinco abrigos subterrâneos e mais de uma centena de pequenos refúgios, distribuídos por uma área de 15 km2. Os grupos podem deslocar-se 6 km por dia, usando diferentes abrigos subterrâneos para dormir. As suricatas defecam, normalmente, em latrinas comunitárias. São territoriais e marcam as vizinhanças das tocas com fezes e secreções das glândulas anais. Os contactos entre diferentes grupos podem ser bastante conflituosos. Pelo contrário, os elementos de cada grupo são muito amistosos: “abraçam-se” e cuidam mutuamente da pelagem com frequência. Apesar de existir alguma especialização dos elementos de cada grupo nas várias áreas, tais como, a segurança, a defesa, a marcação de território, o “baby-sitting” e a liderança, existe também uma enorme entreajuda e uma regular rotatividade de tarefas, que os indivíduos aceitam tranquilamente. As suricatas estão em comunicação constante entre si e possuem várias vocalizações, inclusive sons diferentes para predadores aéreos e terrestres.
Será que estamos a ser invadidos por suricatas?
Querem ver que andam a tirar areia das valas para fazer a praia e nós estamos aqui feitos tontos sem perceber que estamos a ser guiados na direcção certa?

Afinal a  Suricata visitou aqui o nosso espaço e queremos actualizar este humilde post com uma resposta que seria desejavel ir parar á avenida, mas sabemos de antemão que seria censurado. Aqui vai:

Resposta:


"Abençoados os pobres de espirito...deles será o reino dos céus!"

Tão fácil focar-se no lacinho, esse arremedo pequeno-burguês, para desviar do essêncial a atenção!!! É prática vermelha e por demais conhecida, essa capacidade de apontar o holófote ao acessório!
Apesar do desfiar de pelouros, da descrição folclórica...a bow tie é o acessório...a Incompetência é, e será, o Essêncial!

De facto, há papillons mais inteligentes que os suricatas que os usam...
A teoria sobre areia na caixa craniana...confirma-se!
Não tarda temos praia!

8 comentários:

  1. Pelo menos uma diferença noto...os suricatas têm uma latrina onde todos fazem o serviço e aqui "os semelhantes" andam a espalhar fézes por todo o lado!!!

    ResponderEliminar
  2. Inda há cadaxinho estava um a escavar ali ao lado duma vala...deve ter havido notícia de conspiração e já estava a precaver a retirada!

    ResponderEliminar
  3. CUIDADO...adereços abichanados costumam dar expulsão dO Partido...ou será que são só os laçarotes na roupa de baixo se, o controleiro de zona, der por isso?"

    ResponderEliminar
  4. ainda não percebi de quem falam...
    quem é o suricata?
    o vereador das avenidas??? quais?
    peço ao autor do blog que explique isto aos leitores.
    se é pra dar porrada é melhor chamar o boi/o suricata pelo nome.
    penso eu de que.

    ResponderEliminar
  5. será que é quem eu penso?

    ResponderEliminar
  6. Considero por demais premente o comentário anterior e, no caso de não serem atendidas as suplicas, sugiro a aplicação da técnica por demais conhecida e aplicada em paraísos já extintos...Aos cinéfilos e pseudo-intelectuais recomendo o filme galardoado com o Óscar para melhor filme estrangeiro em 2007:

    http://www.youtube.com/watch?v=spdO_XPD58M&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  7. o filme é o A VIDA DOS OUTROS.

    o suricata é da polícia ou da GNR? é isso?

    ResponderEliminar
  8. É um e todos aqueles que vivem na falta de cultura democrática, inventando conspirações inexistentes, venerando regimes que propiciam acontecimentos como "A vida dos outros" tão bem relata! Gente que abomina o direito à vida privada e à iniciativa individual, a falta de respeito pelos direitos dos outros, a "caridade social" gerida por um estado ditatorial e que mete o "bedêlho" em tudo!!! Suricata é todo e mais um que, sonha com revoluções caducas, que nunca conseguiram democraticamente ao poder porque só vivem para a contestação...para a clandestinidade...para "escavar" túneis!!! Esclarecido/a??? Mais uma vez apontou o holofóte ao acessório...substimar os os outros é meio caminho para a derrota!

    ResponderEliminar

Para evitar abusos estamos a moderar os comentários, é compreensivel e assim ficamos ao nivel dos restantes blogs