quinta-feira, 23 de junho de 2011

No reino do Osga

Ora chegados ao verão e às temperaturas de esturrica, vamos lá a saber mais sobre uma espécie que nos é por demais familiar.

A OSGA esse animalzinho semi rastejante que costumamos ver junto aos muros e ao "részinho" das paredes, em passeios nocturnos cheios de mistério...Quiçá farejando conspirações e vigiando as possíveis movimentações anti revolução...nunca se sabe de onde podem surgir ataques capitalistas contra o nosso povo! Até há quem tenha identificado, por avistamento, (não confirmado cientificamente) que alguns indivíduos desta espécie desenvolveram por baixo do focinho uma camada de pêlos longos e desordenados, acrescentando assim capacidade sensitiva à vigília nocturna!...

Cá a mim...ninguém me tira da cabeça que as osgas vigiam os suricatas e vice-versa!...Se a OSGA der as costas...vira paparóca de Suricata!!!

Já agora aqui ficam algumas considerações sobre esta espécie...qualquer semelhança com a realidade será pura coincidência!



"A osga-moura (Tarentola mauritanica) é uma espécie de osga que é vulgarmente encontrada em Portugal. É uma osga de tamanho médio, atingindo cerca de 8,5 cm. Tem um aspecto achatado, com uma grande cabeça bem destacada do corpo, com olhos grandes e redondos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as osgas não são venenosas e até são muito benéficas pois alimentam-se de vários insectos (incluindo moscas e mosquitos) e de aranhas.



Distribuição
...Gostam de viver em zonas rochosas ou pedregosas, no entanto também se dão bem em zonas urbanas, onde aparecem principalmente em muros, habitações velhas ou troncos apodrecidos, mas também em casas habitadas.Em Portugal são abundantes no centro e sul do país, sendo muito raras no norte.De inverno, antes de hibernar, aparecem de dia pois gostam de apanhar um pouco de sol; no verão só aparecem de noite, para evitar as horas de mais calor.

Alimentação

...A sua alimentação é feita à base de baratas formigas, aranhas, escaravelhos, moscas, mosquitos e traças. No verão, à noite, posicionam-se perto de luzes à espera dos insectos que são atraídos por estas...

Reprodução
...A deposição dos ovos é feita em grupo, aparecendo no mesmo local ovos de fêmeas diferentes."

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Osga-moura

 Desconfio que esta noite vai haver ronda!

4 comentários:

  1. Um dia destes, quando passar debaixo da minha janela, leva com um balde de água em cima! Olha, lembrei-me que, por causa da falta de água, voltei a usar o penico e esqueci-me dele cheio ali no quintal...se calhar é já esta noite que vai haver baptismo!!!

    ResponderEliminar
  2. ó autor do blog:

    ÉS UM TRISTE!

    ResponderEliminar
  3. Ó Anónimo infeliz, alguem se picou foi??? Será que houve semelhanças com a realidade?

    ResponderEliminar
  4. Triste??? Eu cá já me fartei de rir...

    ResponderEliminar

Para evitar abusos estamos a moderar os comentários, é compreensivel e assim ficamos ao nivel dos restantes blogs